sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Saúde - Monte Alegre do Sul

   A cidade de Monte Alegre do Sul tem a população de 7.875 habitantes, sendo aproximadamente 4.000 na área urbana. Ela possui uma Unidade Básica de Saúde, dois postos de atendimento, um localizado no Distrito de Mostardas e outro no Bairro dos Limas, uma vigilância sanitária e epidemiológica e um setor de ambulância. A unidade se caracteriza pelo pronto atendimento e pelo atendimento domiciliar, porém o hospital referência para a cidade é o de Amparo, que tem melhor infraestrutura, maior disponibilidade de profissionais e é próximo da cidade.

   De acordo com a enfermeira chefe, a Unidade Básica de Saúde conta com:
  •       3 Programas Saúde da Família (PSF), onde cada equipe é formada por 1 clínico, 1 enfermeiro, 2 auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Funciona atendimento odontológico que também realiza programa preventivo nas escolas municipais. É disponibilizado todas as vacinas para a prevenção de doenças.
  •        1 Núcleo de Apoio Saúde da Família, equipe formada por 1 psicóloga, 1 fonoaudióloga, 1 assistente social e 1 professor de educação física. Coordenam também o grupo de tabagismo.
  •       1 Pronto Atendimento.
   Recentemente foram feitas algumas melhorias na infraestrutura do Departamento de Saúde, tais como a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde, que resultou na construção da uma sala específica para o armazenamento de vacinas, da unidade de fisioterapia, da unidade de odontologia, da unidade do pronto atendimento e dos postos de atendimento, além da compra de veículos para o Departamento de Saúde e ambulâncias recebidas de doação pelo Governo Estadual. A cidade conseguiu, portanto, oferecer um melhor atendimento à população.

          No Pronto Atendimento é realizado atendimento de emergência todos os dias da semana das 08:00 às 22:00 horas, onde possui equipamentos e uma equipe composta por médicos, enfermeiros e funcionários responsáveis pela limpeza. De acordo com a prefeitura, foram realizados, no mês de agosto do ano de 2015, 1328 consultas.


         Devido aos poucos recursos e ao tamanho da cidade, os médicos especialistas em sua maioria, vêm de Amparo e atendem os pacientes em períodos agendados na Unidade Básica de Saúde. Em média são atendidos 16 pacientes por dia para cada médico. A Unidade conta com:

  •        Cardiologistas, que atendem apenas 3 dias na semana.
  •        2 Psicólogos que atendem 3 vezes na semana.
  •        Clínico geral, 4 vezes na semana, sendo um destinado para atendimentos domiciliares.
  •        Pediatra, 4 vezes na semana.
  •        Psiquiatra, 1 vez durante a semana.
  •        Oculista, 1 vez ao mês.
  •        Ginecologista, 1 vez durante a semana.
   A ginecologista realiza além de atendimentos rotineiros, o pré-natal e o exame de Papanicolau. As lâminas coletadas são mandadas para análise na UNICAMP, demorando em torno de 3 meses para sair o resultado. Os partos e exames, como raio x, e medicamentos de alto custo são realizados e fornecidos na Santa Casa Anna Cintra, localizada na cidade de Amparo. A prefeitura de Monte Alegre do Sul fornece transporte para pacientes que necessitam ir até os hospitais de outras cidades. Em casos como acidentes bem graves a ambulância já destina os pacientes para o hospital referência.
 
 

         O Prefeito, Carlos Alberto Aparecido de Aguiar, de Monte Alegre do Sul, é Presidente do CONISCA, Consórcio Intermunicipal de Saúde do Circuito das Águas, que são 5 cidades ligadas ao mesmo centro de saúde, localizado em Lindóia. Todas as cidades destinam verba para o funcionamento do CONISCA. No local há especialidade que não existem nos demais centros de saúde das cidades. Existem profissionais como neurologista e dermatologista. Há também centro cirúrgico, aparelho de ultrassom e etc.



Fig. 1 Unidade Básica de Saúde, Monte Alegre do Sul - SP.
Imagem pessoal, tirada em 16 de Outubro de 2015.



Beatriz Nisti   
Bruna Teixeira    Giovanna Maltez    Giulianna Furini    AR.M2.12

Nenhum comentário:

Postar um comentário